quinta-feira, 20 de março de 2008

A verdadeira rainha

{ Ô mãe, o amor que eu tenho por você é seu...mãe, o amor que eu tenho por você é seu...como é seu o meu aniversário...}
.
.
Dizem que peixes é o inferno astral de áries. E o que dizer quando a pessoa mais especial da tua vida é de peixes e tu é de áries?? Nada poderia dar mais errado neste mundo. No entanto, este amor que nos une faz qualquer previsão astrológica ficar pequeninha. Porque se alguém sabe amar neste mundo este alguém é ela. E ensina a todos, com muita propriedade. E é por tudo que ela significa, por todos os relampejos de lembranças que ela tornou significativo, que a chamo, com imenso prazer, de minha mãe.
.
Durante esta vida louca em que aprendemos uns com os outros, eu conheci muita gente que me ensinou um bocado de coisas. Com muitas pessoas eu aprendi a ser grande. Com outras aprendi a construir, a sonhar, a querer sempre mais. Mas com ela eu aprendi as mais sábias e inesquecíveis lições, o fundamento de tudo que hoje sou. Aprendi, por exemplo, a aceitar as diferenças; a usar, na busca da felicidade, mais o coração do que a razão, mesmo que isto aparentemente possa dar errado; que amor de verdade não tem limites; que a vida é pra ser vivida e aproveitada e que temos que ter rebolado extra pra ser mulher hoje em dia. Porque ela é uma criança no corpo de um adulto, com muita classe e cheia de charme, e com ela eu aprendi que a gente só cresce se quisermos e quando é necessário, pois assim a vida vale mais a pena. Ela que foi minha mãe muitas vezes, mas minha filha em incontáveis momentos. Que me aceita como sou e me ama sem limites. Ela que faz manha, chora, ri, faz carinho, pede conselho, que é amiga, mulher fatal, misteriosa, mãe. Ela, que mesmo com seus erros continua o ser mais admirável da face da Terra, porque todos eles são a prova de que ela está apenas buscando a sua felicidade sem medo, dando a cara à tapa, usando toda a sua força pra tentar se achar e equilibrar tudo que ela quer com o quê as pessoas que ela ama esperam. Ela que topa qualquer parada pra gente estar juntas, nem que seja por alguns minutinhos. Mil em uma. Uma que vale por mil. Ela, a minha mãe.
.
E não é só isto. O significado deste ser humano não pára por aqui, ou na mera definição 'Aureliana' de mãe. Foram incontáveis momentos felizes e tristes em que ela foi meu suporte. Nas horas mais complicadas ela esteve comigo. Nas horas que precisei de colo, de carinho, de remédio, foi pra ela que eu liguei. Mesmo quando quadras pareciam quilômetros, ela fez pequeno o universo de coisas supérfluas que coloquei pra nos separar. E é assim que a cada dia ela conquista um pouco mais a minha admiração, renovando os motivos para ser tão epsecial, se desdobrando para ver suas crias sendo felizes, não importando o que ela sonhou pra nós, mas sim o que entendemos ser o melhor. Para isto ela sempre usou de seus super poderes matriarcais, mesmo quando estava atropelada pela confusão de tentar entender este mundo. Sim, ela tem super poderes que transformam as pessoas na sua volta. E sim, por vezes ela tentou se encaixar nos padrões deste mundo, mas o que ela não entende é que isto é impossível, pois ela não é deste mundo. Ela é boa demais, incrível demais para ser deste mundo tão previsível, tão desinteressante perto das zilhões de facetas que ela têm. E é por isto quem a conhece nunca mais se esquece. Ela que é meiga, preguiçosa, curiosa, engraçadíssima, insana, brilhante, talentosa e especial. Genial, eu diria. Ela que nunca abandona quem a cativa. Ela que cativa todos a sua volta. Esta mulher única, a minha mãe.
.
Só posso dizer hoje, quando era pra ser teu aniversário (mas a gente parou de comemorar lá nos 30, né mãe?? hehehehe) que sou muito grata e muito feliz por chamar esta mulher tão especial de MINHA MÃE. Por chamar ela de minha melhor amiga. Por ter alguém ao meu lado que me dá o ombro pra eu chorar, que me estende a mão quando eu tropeço, que tem uma bússola pra quando eu me perco, mesmo ela não sabendo usar direito esta tal bússola. Somos tão parecidas, mas tão diferentes. E, enquanto eu cresço e tento virar uma mulher responsável, a imagem dela grita aos meus olhos que nunca posso deixar a candura de lado, assim como ela fez. Sim, quando eu crescer quero ser igual a ela. Quero ser uma mulher com espírito de menina, que sabe ser séria nas horas exatas, e nas horas vagas vira uma moleca e sai por aí encantando todo mundo a sua volta. Quero ser uma mãe de verdade. E, sem nenhuma dúvida, quero ser a melhor mãe do mundo, assim como é a minha mãe.
.
Saber que nada vai mudar entre nós, não importa o que aconteça, me faz encher os pulmões de coragem e me lançar ao horizonte, sem medo de errar ou de ter que voltar a estaca zero. Pois ter um suporte como tu, mãe, me faz sentir que sou capaz de ir até onde meus sonhos mais utópicos se arriscam a caminhar. Te ter como companheira pra esta viagem louca que é a vida só me motiva a me arriscar cada vez mais, independente do que virá. E por significar tanto pra mim, a ponto de não conseguir parar de escrever sobre ti, tu já é um sucesso. Por despertar nas pessoas milhares de sentimentos tão bons é que me torna uma previlegiada por ser tua filha. Te amo infinitamente e pode ter certeza que este amor é só teu e de mais ninguém. Feliz aniversário, mamis, que tudo nesta vida continue sendo motivos de festa, de filminho e porcarias. Te amo infinitamente como não amo mais ninguém neste mundo, e isto já diz tudo, não acha??
.
.
Mamis... tu sabe que lá no céu, quando a Xuxa pediu pra ser minha mãe, eu preferi tu né??? E pode ter certeza, eu nunca me arrependi desta minha decisão celestial... obrigada por todos os momentos em que tu tirou de ti pra me proporcionar algo, muito obrigada por muitas vezes me ver chorar e segurar teu choro, tentando ser forte, muito obrigada por comemorar comigo, mesmo não sabendo se era mesmo comemorável o fato... pelos sacrifícios, pelas alegrias, as piadas, os carinhos, tudo.. muito obrigada por ser esta incrível mulher que me é exemplo, referência pra todos que te conhecem... muito obrigada por ser a minha mãe!

Nenhum comentário: